Home Notícias Novos canais de comunicação da Fundacentro são criados para disseminar SST

Novos canais de comunicação da Fundacentro são criados para disseminar SST

0
0

Diferentes propostas de diversas áreas, com um único objetivo: divulgar a SST e aproximar os cidadãos junto à Fundacentro. Ao todo, serão três ferramentas de comunicação para um público diversificado que inclui estudantes de curso técnico, graduação, engenheiros, técnicos de segurança do trabalho, pesquisadores, profissionais da área de SST, sindicalistas e interessados.

Uma das ferramentas é o “Blog Editorial”. O blog tem como objetivo ser um suporte para auxiliar autores de livros, artigos e textos em geral, agilizando o trabalho editorial.

O processo  possui muitas etapas, que envolvem desde a preparação de textos originais, a adequação de linguagem ao público-alvo e sua revisão até a definição do projeto  como um todo, incluindo seleção do formato da publicação, tipos de fontes, imagens, etc, pois muitas vezes, os autores e colaboradores encontram dificuldades para alinhar essas etapas. “Nossa intenção é que possamos oferecer um aparato de apoio na redação, na revisão, mas que também facilite as trocas de informações entre o Serviço de Publicações e os autores, tornando o processo editorial mais redondo”, comentam Glaucia Fernandes e Karina Penariol, editoras do Serviço de Publicações da Fundacentro.

Ao acessar o blog “Ao Correr da Pena”, o leitor encontrará informações sobre língua portuguesa, design de publicações, dicas e curiosidades sobre o universo editorial e tags direcionadas aos diversos recursos utilizados em todo processo de elaboração de uma publicação.

O blog será atualizado com base em fatos do dia a dia de uma editora e na demanda dos autores. Vale destacar que o objetivo do blog não é expressar posicionamentos pessoais a respeito de quaisquer assuntos, mas apenas trazer temas meramente técnicos relativos ao universo editorial, orientações quanto à redação, design editorial, formatos de publicações, direitos autorais entre outros.

O atendimento será somente pelo Fale Conosco, disponível no blog, pelo qual o usuário enviará suas dúvidas e receberá a resposta no prazo de uma semana.

Podcast informativo

Outro canal de comunicação que será retomado é o podcast, arquivo digital de áudio (Rádio Web).

Produzido pelo Serviço de Recursos Instrucionais da Fundacentro, o novo podcast será um informativo que trará novidades e informações sobre prevenção em SST e o mundo do trabalho. A idéia é tornar o podcast dinâmico e alcançar diversos públicos com dicas e informações do que está acontecendo no mundo do trabalho.

De acordo com o Chefe do Serviço de Recursos Instrucionais, Clodoaldo Caetité de Novaes é importante retomar o podcast, já que esse tipo de informação tem um alcance diferente do texto escrito e muitas vezes o usuário necessita de uma informação breve, ou ouvir alguma dica sobre legislação, sobre o uso correto de um equipamento, ou até mesmo de publicações técnicas que auxiliem o profissional da área.

O podcast da Fundacentro terá nesse novo formato como locutora, a jornalista Débora Maria Santos da Assessoria de Comunicação. O roteiro e definição de pautas serão realizados pela equipe de jornalismo da instituição, submetido ao crivo da Comissão de Audiovisual.

A previsão é de que o podcast seja retomado ainda no primeiro semestre de 2018.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *