O Instituto Tomie Ohtake realiza no estado de São Paulo o Cósmicas, um programa de lideranças femininas que contribui para a formação de mais de 700 meninas e mulheres. Com 30 mulheres inspiradoras para ensinar liderança, o Cósmicas tem mentoria online, foi concebido e realizado pelo Instituto Tomie Ohtake e possui patrocínio do Makro Atacadista. As atividades tiveram início em julho, e são 735 meninas e mulheres ativas, de 14 a 21 anos.
O projeto inclui encontros e experiências virtuais ligados a temas como gênero, raça, saúde da mulher, empreendedorismo, direitos humanos e cidadania, entre outros, com aprendizagem coletiva. A ideia é promover autonomia, articulação e autoconhecimento para a formação dessas meninas e mulheres, para que elas possam protagonizar suas histórias e liderarem seu próprio futuro. Dividida em 3 módulos, respectivamente o “Eu”, “Outro” e o “Mundo”, a jornada começou ouvindo as participantes para entender e refletir sobre a história e narrativa de cada uma.
Quando o projeto terminar, em dezembro, mulheres influentes como Adriana Barbosa, Priscila Gama, MC Sophia, Auá Mendes, Moara Tupinambá e Aline Chermoula, terão passado pelo programa.
Estudante de Direito e pós-graduada em Gestão Pública, Isabella Salles da Silva, de 21 anos, mora em Osasco com a mãe aposentada. Funcionária do SAC do Mercado Livre, ela quer seguir carreira em sustentabilidade e conta que o Cósmicas mudou a sua vida. ”Estou aprendendo a lidar com a maneira que a sociedade me vê: sou uma mulher preta de periferia, mas sei do meu valor e que mereço ganhar o salário de acordo com os meus estudos. Aprendi a me colocar no lugar que desejo, não onde querem que eu esteja”, revela.