Na volta a fábricas e escritórios, tecnologia brasileira ajuda multinacionais a monitorarem distanciamento social

0

Na volta às operações, empresas multinacionais como Usiminas, Gerdau e Termium aderiram a uma solução tecnológica para monitorar a distância entre seus funcionários e garantir os protocolos de segurança exigidos durante a pandemia da Covid-19. Em caso de aproximação igual ou inferior a 2 metros, o colaborador recebe um alerta no celular indicando a necessidade de afastar-se.

Batizada de Zapt Contact Tracing, a tecnologia foi desenvolvida pela startup brasileira Zapt Tech. Além de ajudar os trabalhadores a manterem o distanciamento e monitorar aglomerações, ela permite rastrear rapidamente quem esteve em contato com uma pessoa contaminada, reduzindo as chances de disseminação da doença.

A medição de distância é feita por meio de um aplicativo e do bluetooth do smartphone, mas a tecnologia pode ser embarcada também em crachás e dispositivos wearable, como pulseiras. Em alinhamento com as regulamentações de privacidade, os funcionários são monitorados somente no perímetro da fábrica e dos escritórios, de acordo com a área de cada empresa.

Não são armazenados dados sensíveis dos colaboradores, somente nome e e-mail, permitindo o envio de mensagens customizadas para quem foi exposto ao vírus, com orientações de segurança.

O sistema também possibilita a instalação de sensores de monitoramento em locais específicos, gerando mapas de calor e relatórios de utilização dos espaços. Segundo Bruno Carneiro, CTO da Zapt Tech, esses dados são importantes para tomada de decisão precisa dos gestores. “Além de entender quais são as salas mais utilizadas ou ociosas, a empresa passa a ter controle sobre o acesso a áreas restritas, por exemplo”, diz.

De acordo com a Zapt Tech, mais de 40 mil funcionários da Usiminas estão utilizando o Contact Tracing. A Termium disponibilizou o aplicativo para 3.500 funcionários no Rio de Janeiro, e a Gerdau, para cerca de 500 colaboradores em seu escritório de São Paulo.

Leave A Reply

Your email address will not be published.