Pesquisadores dos EUA e do Brasil intensificam estudos sobre segurança de EPI agrícolas para pequenas propriedades

0

Em etapa preparatória para uma reunião global do Consórcio Internacional de Vestimentas Protetivas Agrícolas, previsto para ocorrer no Brasil no ano que vem, a cientista Anugrah Shaw, da Universidade de Maryland Easternshore (EUA), chegou esta semana à paulista Jundiaí. Ela trabalha com seu colega brasileiro Hamilton Ramos, coordenador do programa IAC-Quepia, nas análises finais de um estudo que visa a aprimorar a segurança de vestimentas protetivas agrícolas ou EPI nas pequenas propriedades agrícolas.

A equipe de Ramos, formada também pela pesquisadora Viviane Aguiar Ramos, e Shaw, avaliam especificamente, nesta etapa do trabalho, a seleção de matérias-primas capazes de reforçar a segurança dos EPI agrícolas empregados nas pequenas propriedades agrícolas de todo o mundo.

EPI agrícolas

Resultante de parceria entre o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP situado em Jundiaí, e o setor privado, o programa IAC-Quepia tornou-se referência no desenvolvimento de métodos para avaliar e certificar a qualidade de EPI agrícolas. O programa emite o Selo IAC-Quepia, que destaca no Brasil fabricantes voltados à melhoria contínua de produtos.

“O objetivo do trabalho com a universidade americana é contribuir para a menor exposição possível do aplicador de defensivos agrícolas aos ingredientes ativos desses produtos, em todos os países agrícolas”, ressalta Hamilton Ramos. “O trabalho abrange a elaboração de novas recomendações envolvendo a confecção de EPI à base de algodão e poliéster”, ele acrescenta.

10 anos de Consórcio, no Brasil

Conforme Ramos, o Consórcio Internacional de EPI, formado por países como Alemanha, Eslovênia, França e Estados Unidos, além do Brasil, persegue hoje um padrão mundial aplicável ao desenvolvimento desses produtos. Financiado com recursos privados, complementa o pesquisador, o IAC-Quepia, em 16 anos de atividades, resultou na queda das reprovações de qualidade de vestimentas agrícolas fabricadas no Brasil, que eram da ordem de 80% do montante analisado no laboratório do programa, em 2010, para menos de 20%.

A vinda da pesquisadora Anugrah Shaw ao Brasil, salienta Ramos, objetiva ainda a preparação do evento que celebrará os dez anos de atividades do Consórcio Internacional de EPI. Previsto para ocorrer na sede do IAC, na paulista Campinas, de 21 a 25 de outubro de 2024, o encontro terá a participação de pesquisadores dos cinco continentes, além de órgãos reguladores brasileiros, inclusive Anvisa, Ibama e os Ministérios da Agricultura e do Trabalho.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...

PATROCÍNIO

pkv games pkv games bandarqq dominoqq pkv games bandarqq dominoqq slot77 pkv games dominoqq bandarqq slot deposit indosat slot dana slot pulsa pkv games dominoqq bandarqq dominoqq MPO mpo play mpo play pkv pkv dominoqq domino99 bandarqq pkv games domino99 dominoqq bandarqq bandarqq bandarqq judi bola bandarqq pkv games pkv games pkv games jam hoki main slot jam hoki main slot bandarqq bandarqq bandarqq pokerqq bandar66 bandar66 parlay bandar sakong bandarqq bandarqq pkv games bandarqq
slot123 slot gacor slot thailand ole777 gb777 ole777 slot telkomsel slot triofus slot gacor
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link
https://www.penrose-press.com/ slot777 hobi369 klik66 klikqq liga99 priaqq cafeqq ayahqq kartu66 cantikqq abangqq ligapoker ligacapsa serverpkv