SST e eSocial foram temas do Café com a Indústria no Rio Grande do Norte
A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) promoveu o seu “Café com a Indústria”, com as temáticas “Razões estratégicas para investir no desenvolvimento da equipe” e “O eSocial na área de Saúde e Segurança no Trabalho”, na manhã de 27 de janeiro. Realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI-RN) na Casa da Indústria, sede da FIERN, o evento abre a série de encontros que vão celebrar os 70 anos da FIERN, em 2023.
Pessoas como o principal recurso e o eSocial nas atividades de Saúde e Segurança do Trabalho foram destaque nas palestras do Café. A administradora, treinadora comportamental e consultora do IEL Katarina Alcântara foi a palestrante do tema “Razões estratégicas para investir no desenvolvimento da equipe”.
Recursos humanos
“No empreendedorismo, não existe apenas sobreviver. Ou a empresa cresce, ou morre”, alertou ela na ocasião. Para conseguir tal feito no mercado, a fórmula, apontou Katarina, está em aprimorar-se na produtividade, excelência no atendimento, superação de metas, criatividade e resiliência, sem deixar de fora o capital humano: “Independentemente do porte de uma organização, o principal recurso para fazê-la crescer são as pessoas. “O que vai verdadeiramente agregar valor a uma empresa e fazê-la crescer exponencialmente são os recursos humanos”.
Uma cultura de treinamento e capacitação da equipe nas organizações gera aumento de produtividade, aumento dos níveis de satisfação, atração e retenção de talentos, melhoria do clima organizacional e vantagem competitiva, explicou.
Já Lieda Amaral, mestre em Engenharia da Produção e consultora do IEL, encabeçou a palestra “eSocial – Saúde e Segurança do Trabalho”, detalhando informações sobre como deve ser feito, no eSocial, como o monitoramento da Saúde do Trabalhador, o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), exames complementares, identificação do médico, condições ambientais do trabalho, agentes nocivos, geração e envio de informações do S-2220 e S-2240 e consequências do não envio dos eventos. Destacar o tema no evento foi de extrema valia, frisou Lieda: “Temos uma série de mudanças previstas para 2023. Também é um momento de capacitação sobre as obrigações tributárias e acessórias previstas, bem como de desenvolvimento pessoal”, disse.
Foto: divulgação