Empresas precisam atualizar treinamentos pela nova NR 18, diz Seconci-SP

0

O Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo – Seconci-SP alerta que as empresas deverão atualizar seus treinamentos e respectivas cargas horárias de acordo com as exigências do Quadro I da nova NR 18 (Segurança e Saúde do Trabalho na Construção), que entrará em vigor no primeiro trimestre de 2021. Será preciso compatibilizá-los com a NR 1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos.

As informações são de Wahyne Rodrigues de Lima, engenheiro de Segurança do Trabalho do Seconci-SP, e de Uelinton Luiz, supervisor de Segurança do Trabalho da entidade. Segundo eles, as empresas devem elaborar os treinamentos ou contratá-los mediante um planejamento cuidadoso. “Não se trata apenas de ministrar um conteúdo atualizado, com o devido respeito à carga horária das partes teórica e prática. Os treinamentos precisam atender aos requisitos para que sejam devidamente validados e auditados”, afirmam Lima e Luiz.

De acordo com os profissionais, as empresas que ministram treinamentos deverão seguir os conteúdos programáticos estabelecidos nas NRs, dividindo-os por módulos e explorando os temas no plano de aula. Além disso, devem verificar em que os seus trabalhadores já foram treinados e providenciar novos treinamentos, lembrando que pode-se aproveitar treinamentos já realizados, total ou parcialmente.  “Mas é importante frisar que havendo esse aproveitamento a validade do certificado manterá a data do primeiro treinamento”, explicam.

Eles ressaltam também que as construtoras precisam fazer validação minuciosa quando aproveitarem treinamentos, verificando se a capacitação realmente ocorreu, a proficiência dos instrutores, se foi realizada por empresa idônea e se os requisitos teóricos e práticos exigidos foram totalmente atendidos. A aferição meticulosa do conhecimento de cada trabalhador possibilitará que a empresa racionalize o custo em capacitação, evitando desperdiçar tempo e recursos com treinamentos que os seus colaboradores já fizeram.

“A normatização ainda poderá ser aperfeiçoada. Atualmente, por exemplo, a NR 1 não aborda os treinamentos realizados pelo próprio trabalhador em instituições particulares ou consultoria, apenas aqueles feitos entre organizações”, finalizam.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
* Promoção válida para pedidos realizados até o dia 30.04.2021. Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link