Identificar, classificar e evitar riscos ocupacionais garante segurança e saúde dos trabalhadores

0

*Por João Marcio Tosmann

Em um ambiente de trabalho, por mais seguro que ele seja, todos os colaboradores são submetidos aos riscos presentes nas funções exercidas ou no ambiente em que se encontram. E, em razão da natureza da atividade, esses perigos são ainda maiores na indústria.

Diferentemente dos trabalhos exercidos em escritórios ou em casa, em que os riscos são ergonômicos (como esforço físico, postura inadequada e estresse), na indústria há a possibilidade de acidentes, doenças físicas e psicológicas, e até mesmo de morte.

Muitos desses riscos estão relacionados a atividades em altura, espaços de temperatura elevada ou baixa demais, com excesso de ruídos, ou que envolvam eletricidade e vapor. E os problemas podem acontecer a depender da maneira como o colaborador trabalha, de acordo com o ambiente ou com o produto que maneja.

Para evitá-los, é preciso seguir as regras. Neste caso, as chamadas Normas Regulamentadoras (NRs), que regulamentam e fornecem orientações sobre os procedimentos obrigatórios para garantir a segurança e a saúde do trabalhador.

Além disso, a empresa e seus colaboradores devem adotar uma cultura de segurança, que ajude a preservar o bem-estar de todos. Para isso, é preciso saber identificar, classificar e evitar os riscos. As recomendações abaixo podem ajudar neste processo. Confira!

Como identificar os riscos ocupacionais

De acordo com o Ministério do Trabalho, os riscos ocupacionais (aqueles a que os trabalhadores estão sujeitos) são classificados a partir de suas características: podem ser físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais. Também é possível dividi-los em três grupos: operacionais, comportamentais e ambientais.

Como classificar os riscos ocupacionais

Eles são classificados por cores. Essa associação permite que as indústrias criem um mapa de riscos ocupacionais, ou seja, uma planta do local de trabalho em que cada ambiente seja identificado pela cor (ou cores) representativa do risco que apresenta. As classificações são:

  • Riscos físicos – verde
  • Riscos químicos – vermelho
  • Riscos biológicos – marrom
  • Riscos ergonômicos – amarelo
  • Riscos de acidentes – azul

Evite os riscos ocupacionais

Uma das Normas Regulamentadoras, a NR-12, define as regras que garantam a saúde e a integridade dos trabalhadores. Para evitar os riscos ocupacionais, segui-la é essencial.

Ela define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção, além de estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.

Também trata da fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão desses equipamentos. Para saber mais sobre a NR-12, acesse:

https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-12.pdf

*João Marcio Tosmann é diretor da Tagout, indústria de produtos de Bloqueio e Etiquetagem.

Leave A Reply

Your email address will not be published.