País intensifica debate sobre saúde do trabalhador

3

O MPS (Ministério da Previdência Social) lançou ontem, 28 de abril, Dia Mundial em Homenagem às Vítimas de Acidentes do Trabalho, o 3º Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade.

O tema desta edição destaca a Concessão Acidentária por CNPJ – incapacidade temporária decorrente de motivos relacionados ao meio ambiente do trabalho, no biênio 2012-2013.

O estudo para a publicação foi elaborado pelo Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional do MPS e tem como objetivo incentivar a priorização do meio ambiente de trabalho saudável na agenda do empregador brasileiro, assim como ações preventivas nessa área.

Relações de trabalho
Nos últimos anos, a saúde do trabalhador tem conquistado maior espaço nas pautas de discussões que envolvem relações de trabalho. Além disso, houve o reconhecimento, por parte dos empregadores, da necessidade de investimento nessa área. Dados do AEAT (Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho) mostram que, em 2013, a Previdência Social concedeu 338,1 mil benefícios acidentários.

Para o diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência, Marco Pérez, observa-se um aumento nos esforços de trabalhadores, empregadores e governo, assim como as políticas intersetoriais de promoção de processos e ambientes de trabalho mais seguros.

Há também o aumento do espaço desta pauta dentro das ações de governo, reconhecendo-a como um conjunto de ações que envolvem diversas áreas, conforme reflete a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, instituída pelo Decreto 7.602, de 7 de novembro de 2011.

Benefícios
A Previdência Social dispõe de quatro espécies de benefícios acidentários, ou seja, concedidos ao segurado que sofre um acidente de trabalho – aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio suplementar. E para os dependentes, a pensão por morte.

Clique aqui para ter acesso ao conteúdo completo 3º Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade.

Fonte: Ministério da Previdência Social

3 Comments
  1. […] questão da segurança do trabalho e a saúde do trabalhador vem ganhando destaque nos debates e discussões no cenário nacional. Trata-se de uma questão relevante, seja pela necessidade de atendimento às condicionantes […]

  2. […] a questão da segurança do trabalho e a saúde do trabalhador vem ganhando destaque nos debates e discussões no cenário nacional. Trata-se de uma questão relevante, seja pela necessidade de atendimento às condicionantes […]

  3. Mônica Souza Duarte says

    È bom saber que as empresas estão atento com a saúde dos seu colaboradores no seus ambiente de trabalho, podendo assim criar uma relação de mais vínculos entre empregador e empregadores.

Leave A Reply

Your email address will not be published.